Competência pessoal é a pessoa conhecer os processos de aprendizagem e de auto-avaliação, saber estabelecer objetivos, conseguir resolver problemas e tomar decisões importantes e por ultimo, agir de forma ética.
2. Aprendizagem formal
A aprendizagem formal é aquela que acontece na escola, local onde as pessoas vão ou sabem que podem ir com o objectivo específico de aprender e podem ver as suas competências oficialmente reconhecidas e comprovadas através de diplomas e certificados de habilitações.
3. Aprendizagem informal
A aprendizagem informal acompanha de uma forma natural a vida das pessoas e acontece nas actividades do dia-a-dia, quando se está em casa, ou na rua, sozinho/a ou acompanhado/a, a jogar um jogo ou a preparar o jantar.
Normalmente, este tipo de actividades não são feitas com uma intenção clara e objectiva de aprendizagem. Por isso, na maioria das vezes, as pessoas também não se dão conta de que estão a desenvolver conhecimentos e aptidões quando estão a realizar as referidas actividades.
4. O que são competências adquiridas
As competências sao modalidades estruturais da inteligência, ou ações e operações que utilizamos para estabelecer relação
5. Atitude empreendedora
A atitude empreendedora é um comportamento visionário típico de pessoas que assumem riscos e responsabilidades dentro da empresa. Este profissional é aquele que não consegue ficar parado a espera de uma oportunidade, preferindo criar suas chances e desenvolver melhores habilidades para se destacar no mercado.
6. Atitude proativa
A proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio. O uso da palavra proativo foi limitado ao domínio da psicologia experimental na década de 1930.
7. Quais as competências valorizadas pelos empregadores
No top das 5 competências mais procuradas pelos empregadores estão:
- Responsabilidade
- Disponibilidade para aprender
- Proatividade e Iniciativa
- Motivação
- Saber trabalhar em equipa
Na perspetiva dos jovens, a investigação destaca três escolhas:
- Responsabilidade
- Motivação
- Proatividade
As grandes diferenças resultaram ser nas competências de Trabalho em equipa e Resiliência, que foram extremamente valorizadas pelas entidades empregadoras, mas pouco consideradas pelos jovens.
8. O que são competências relacionais
As competências relacionais determinam a qualidade da interação entre as pessoas e promovem o crescimento pessoal, tornando os relacionamentos mais saudáveis e construtivos.
São competências relacionais: auto imagem, administração de conflitos, controle emocional, sociabilidade, comunicação e relação com autoridade.
Estas competências bem desenvolvidas fazem com que o profissional saiba se expor com clareza e coesão, encarando processos de feedback de forma produtiva. É inteligente emocionalmente, responsável e construtivo ao fazer críticas, demonstrando maturidade e ética. Possui facilidade de adaptação em diversos ambientes e com senso de parceria, reconhece seu papel dentro dos relacionamentos e contribui de forma bastante positiva.
9. O que são competências criativas
Os conceitos de criatividade e de motivação aparecem na literatura como relacionáveis. Ser criativo envolve elevada motivação, particularmente considerando motivação intrínseca. Também estar motivado para aprender em contexto escolar e ser criativo são requisitos fundamentais à atualidade.
Questiona-se então a relação entre competências criativas e motivação para aprender na escola.
Foram administradas provas de criatividade figurativa e uma escala de motivação para aprendizagem escolar a 218 adolescentes.
10. Técnicas de gestão do tempo
1. Defina objectivos:
Um dos motivos que nos leva a perder tempo desnecessário é não termos objectivos claros e bem definidos. Antes de passar à realização de tarefas é importante saber onde quer chegar, o que quer e tem que fazer e o que não quer fazer. Defina objectivos pessoais e profissionais que sejam claros, realistas e exequíveis.
2. Faça uma lista de tarefas e crie um plano diário
Depois de definir o que quer e o que tem que fazer é importante fazer uma lista das tarefas, pessoais e profissionais, e estabelecer um plano diário com horários, prazos e ser disciplinado na sua realização.
3. Defina prioridades na sua gestão do tempo:
Permite distinguir entre aquilo que é importante e aquilo que é urgente. As tarefas urgentes são aquelas que tem que realizar primeiro, são inadiáveis pois poderá ter consequências se não as concretizar. As tarefas importantes são aquelas que tem que realizar mas não terá consequências se as deixar para o dia seguinte.
4. Aprenda a conhecer-se:
Nem todas as pessoas funcionam da mesma forma, têm a mesma energia ou motivações pessoais. O auto-conhecimento ajuda-o a perceber o que necessita para que realize as tarefas com mais motivação e eficácia.
Para uma boa gestão do tempo, é importante saber quais as suas motivações pessoais e profissionais, saber o que controla o seu tempo e conhecer a sua energia: quando precisa de descansar e durante quanto tempo, quando precisa de comer e quando precisa de se distrair.
5. Faça pausas:
Por muito trabalho que tenha não é aconselhado trabalhar muitas horas seguidas. Estudos indicam que não fazer pausas reduz a concentração e o desempenho. Saiba quando deve parar mas seja disciplinado. Ao planear a sua gestão do tempo, defina quando fará as pausas e qual a sua duração, aproveite para comer, caminhar e apanhar ar fresco.
6. Realize uma tarefa de cada vez:
Quando queremos executar várias coisas ao mesmo tempo, acabamos por não nos aplicar a 100% em nenhuma delas. Ao realizar uma tarefa de cada vez permitirá uma maior concentração e, assim, uma maior eficácia.
7. Evite distrações e interrupções:
Televisão ligada, chamadas telefónicas e ruídos no espaço de trabalho são inimigos de uma boa gestão do tempo e as principais causas de distração. Seja disciplinado e concentre-se nas tarefas que está a realizar. Para uma maior produtividade mantenha-se focado e evite dispersar com chamadas, mensagens, pesquisas na Internet e conversa em excesso com outros colegas.
8. Seja organizado:
Uma pessoa gasta em média 30 minutos por dia à procura de coisas que deveriam ser facilmente localizadas. Cada pessoa tem o seu método de organização e de arquivo. Seja organizado e conseguirá localizar o que necessita de forma mais rápida. Mantenha junto a si os materiais que necessita.
11. Competências de gestão da informação
Caracteriza-se a competência para desenvolvimento do projeto e a competência para gestão das informações geradas durante o processo. Este trabalho, desenvolvido com base na análise de bibliografia específica das áreas de gerenciamento de projeto e gestão de informação, pretende caracterizar estas duas atividades e sua contribuição para qualidade e produtividade do projeto. A partir do conceito de Competência aborda-se a questão da rastreabilidade e eficácia da documentação e as decorrentes responsabilidades para a gerência do projeto e o desenvolvimento do objeto projetado.
12. Competências de tomada de decisão
A competência Decisão avalia a capacidade do profissional em analisar problemas e tomar decisões, posicionando-se e assumindo a responsabilidade pelas mesmas. Além disso, mensura a eficácia para agir e o senso de oportunidade com que assume riscos e aproveita oportunidades.
Decidir é determinar, resolver, optar. A atitude de decidir muitas vezes é colocada em cheque, principalmente em ambientes tensos pela obrigatoriedade da decisão ser acertada.
13. O que é a aprendizagem ao longo da vida
O ser humano aprende ao longo de todo o ciclo de vida, desde o nascimento até à morte, o permite o seu desenvolvimento pessoal, profissional e social. Mas, aprender não é um verbo passivo, já que a aprendizagem significa levar a conhecer, a agir e a compreender. Numa sociedade em constante mudança é essencial que as pessoas desenvolvam continuamente os seus conhecimentos, competências e atitudes, ideia que faz ainda mais sentido no atual contexto de crise económica, que veio trazer novas exigências e desafios a todos. Importa também considerar que a aprendizagem não ocorre apenas nos contextos formais, como a escola ou a universidade.
14. O que é o mercado de trabalho visível
Ser visível dentro da empresa já é algo bem difícil, e muitas vezes oferecer um trabalho perfeito apenas, não garante a visibilidade do profissional. Quem dirá no mercado de trabalho, um macrocosmo muito mais amplo, em que ser bom apenas não basta, e é preciso recorrer às técnicas e estratégias certas para se destacar.
Há muitos recursos e procedimentos que podem dar mais destaque ao seu perfil profissional. O que não pode é contar apenas com o reconhecimento merecido, que muitas vezes não acontece. Reconhecimento não é sinonimo de visibilidade, assim como nem toda tentativa de visibilidade é positiva. É preciso saber dosar em sua atitude para alcançar aquela oportunidade tão desejada.
15. O que é o mercado de trabalho encoberto
Mercado de trabalho associa aqueles que oferecem força de trabalho àqueles que a procuram, em um sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transaccionar.
O seu estudo procura perceber e prever os fenómenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação económica e social do país, região ou cidade. Nesse contexto, pode-se incluir as ofertas de trabalho relacionadas às empresas públicas, de economia mista, privadas, pessoas físicas, entre outras, com suas normas para remuneração, benefícios, carreira, condutas e a aptidão dos profissionais que desejam ingressar nestas.
A taxa de desemprego tem vindo a descer e está em mínimos desde outubro de 2010, mas em julho de 2015 ainda existiam 624,9 mil pessoas sem emprego em Portugal. O problema está longe de ter solução, mas de uma coisa ninguém duvida: naquela que é a luta por encontrar um lugar no mercado de trabalho não vale a pena cruzar os braços.
Conheça 10 sites que podem ajudá-lo a encontrar a sua próxima função:
Expresso emprego - Além de ofertas para Portugal, também tem ofertas para o estrangeiro, como Angola ou Moçambique, para qualquer tipo. Dá para procurar por localidade, pelos anúncios mais recentes ou especificamente pelos que incidem na área de Tecnologias de Informação.
Sapo Emprego - Pode pesquisar por um anúncio em específico, através de uma palavra-chave ou do código do próprio anúncio. Mas também pode pesquisar emprego por distrito, categoria ou lá fora, em países como França, Alemanha ou Holanda.
Net empregos - É dos maiores portais de emprego e foi criado em 1997. Tem mais de 3,2 milhões de utilizadores registados e mais de 130 mil empresas. E tem mais de 914 mil fãs na página de Facebook.
NETemprego - É o portal de emprego do Centro de Emprego, onde pode pesquisar as últimas ofertas de emprego, apoios disponíveis e formação.
Jobrapido ou Neuvoo- Funcionam como um agregadores de ofertas, porque permitem a pesquisa noutros sites. A pesquisa pode ser feita por distrito ou por categoria.
Bolsa de Emprego Público - Neste site, é possível encontrar todas as ofertas de emprego para a Função Pública. Tem por objetivo permitir maior transparência nos processos de recrutamento e de facilitar os mecanismos de mobilidade. É uma base de informação para casar a oferta com a procura pelos cargos do Estado.
Carga de Trabalhos - É um site especializado em ofertas relacionadas com as áreas da Comunicação e Tecnologias da Informação e Comunicação, permitindo que procure por função específica. Caso se registe na plataforma, também recebe as ofertas por email. Além de empregos, também há anúncios a formações nas áreas.
Coffeepaste - É um portal da comunidade das artes, onde é possível encontrar anúncios para castings, filmagens, concursos para professores ou cursos de formação.
Landing.jobs - É uma empresa de recrutamento no setor tecnológico que se baseia em recomendações, ou seja, quem recomendar alguém para determinada vaga - e essa vaga for a escolhida - recebe um valor como recompensa. É possível encontrar vagas não só em Portugal, mas noutras cidades do mundo, como Londres ou Nova Iorque.
LinkedIn - E não podia faltar o LinkedIn, a rede social que veio revolucionar a forma como as empresas recrutam e como os candidatos se expõem. Funcionando como uma espécie de CV online, onde os amigos/colegas podem identificar as características que mais apreciam no seu trabalho e onde se pode ligar a recrutadores de todo o mundo.
- O empregador pode, quando o interesse da empresa o exigir, transferir o/a trabalhador/a para outro local de trabalho se essa transferência não implicar prejuízo sério para o/a trabalhador/a.
- O empregador pode transferir o/a trabalhador/a para outro local de trabalho se a alteração resultar da mudança, total ou parcial, do estabelecimento onde aquele presta serviço.
- No caso da alteração resultar da mudança total ou parcial do estabelecimento e havendo prejuízo sério para o/a trabalhador/a, este pode resolver o contrato com o direito a indemnização (danos patrimoniais e não patrimoniais sofridos, com um valor a ser fixado entre 15 a 45 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade e sendo as fracções de ano calculadas proporcionalmente).
- Em caso de transferência o empregador deve custear as despesas do/a trabalhador/a impostas pela transferência decorrentes do acréscimo dos custos de deslocação e resultantes da mudança de residência.
- Salvo motivo imprevisível, a decisão de transferência deve ser comunicada ao/à trabalhador/a, devidamente fundamentada e por escrito, com 30 dias de antecedência.
18. Mercado de trabalho nacional.
O mercado Nacional acontece quando as pessoas exercem uma atividade no próprio pais.
19. Mercado de trabalho comunitário.
O trabalho comunitário, também conhecido como serviço comunitário está definido na lei como “a prestação de serviços gratuitos ao Estado, a outras pessoas coletivas de direito público ou a entidades privadas cujos fins o tribunal considere de interesse para a comunidade”. O que quer então isto dizer?
Significa isto que em algumas situações de penas condenatórias de cidadãos portugueses, é possível “substituir” a pena atribuída (prisão, multa ou outros) por um determinado número de horas de trabalho gratuito a favor da comunidade. Exemplo disto pode ser dar apoio em instituições de solidariedade social, contribuir para uma boa paisagem urbanística, trabalhar num lar de idosos, entre outros.
O curriculum vitæ (do latim "trajetória de vida"), também abreviado para CV ou apenas currículo (por vezes utiliza-se o termo curricula, como forma no plural do termo) é um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências.
1. Net-empregos
O site número 1 de ofertas de emprego em Portugal é o Net-empregos. Tem mais de 500 novas ofertas de emprego todos os dias e envia diariamente para a caixa de correio eletrónica do candidato as novidades nas áreas do seu interesse.
2. Sapo Emprego
O Sapo Emprego surge em segundo lugar com dezenas de milhares de ofertas de emprego, em Portugal e no estrangeiro. Tem ainda vários artigos publicados no seu guia de carreira, para ajudar o candidato na procura de emprego.
3. Alerta Emprego
O Alerta Emprego é um site mais recente mas que conta com muitos visitantes. Também disponibiliza um serviço de alertas de ofertas de emprego no e-mail e publica artigos de ajuda na candidatura de emprego.
4. Expresso Emprego
No Expresso Emprego pode pesquisar anúncios de emprego por função e localização. As áreas são distintas, assim como os países: Angola e Moçambique são dois destinos de destaque neste popular site de emprego.
5. Carga de Trabalhos
O site Carga de Trabalhos é também muito visitado e disponibiliza dezenas de novas ofertas todos os dias. O seu foco está nas áreas da Comunicação e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
22. Técnicas de Entrevista de emprego.
Se você é o entrevistador, antes de iniciar uma entrevista é indispensável organizar um roteiro – um planeamento da entrevista. E para isso você deve se preparar.
Um bom entrevistador deve possuir uma boa cultura geral, um raciocínio rápido e uma percepção aguçada sobre o comportamento humano.
Durante a entrevista, devem ser eliminadas todas as influências negativas como quaisquer tipos de preconceitos culturais, sociais, de sexo, cor, etc.
Os problemas pessoais íntimos, as antipatias, as opiniões particulares, os julgamentos sem fundamentação real ou os medos e as pressões também devem ser deixados de fora da entrevista.
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